Semana de chuva forte no Oeste da Bahia, TO, PI e MA

733
Foto Ilustrativa: Gustavo Carvalho / Climatempo / Salvador /BA

Aquecimento e umidade favorecem as condições de chuva

As áreas de instabilidade estão atuando em algumas localidades do oeste da Bahia, Maranhão e Tocantins neste início de semana. Pancadas de chuva de forte intensidade com volumes elevados foram observados no período de 24 horas.

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que entre 9h da manhã do dia 17/11 e 9h do dia 18/11 foram acumulados 61,1 milímetros de chuva em Carinhanha, 43,6 em Barreiras e 42 milímetros em Correntina, todas cidades no Oste na Bahia.

No mesmo período, houve registro de elevado volume de chuva no Tocantins. Na cidade de Dianópolis, foram acumulados 60,2 milímetros. Em Pium, 56.2 e Peixe 45,8 milímetros. Em São João do Piauí (PI), choveu aproximadamente 20 milímetros. Em Alto Parnaíba (MA), choveu 25,8 milímetros.

Nesta terça-feira, o tempo quente e úmido atua sobre toda a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e favorece a formação de nuvens carregadas sobre os estados. A previsão é de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Essa chuva é pontualmente forte, mas ocorre ainda de forma mal distribuída.

A partir de quarta-feira, o ar seco ganha força sobre o centro-leste do Piauí. As demais áreas do Matopiba seguem com condições para pancadas de chuva isoladas.

COMPARTILHAR