Sol e chuva isolada na costa do Nordeste

784

Recife já acumulou mais da metade do volume de chuva médio para setembro

A previsão para o Nordeste nos próximos dias é de predomínio de sol e ar seco. Apenas a costa leste da Região tem condição para chuva, que deve ser passageira.

Pouca chuva na costa leste

O tempo vai ser úmido e instável, nesta terça, 3 de setembro, do litoral da Bahia, até o litoral da Paraíba, incluindo Salvador, Recife e João Pessoa, com previsão de chuva passageira, com até moderada intensidade e que não deve acumular grandes volumes. Na região de Maceió e Aracaju as condições para chuva vão se concentrar apenas durante a manhã. A tarde e à noite o predomínio será de sol.

Sol e ar seco predominando na Região

Nas demais áreas do Nordeste, incluindo Teresina, Natal, São Luís e Fortaleza, uma massa de ar seco influencia o tempo e há previsão para um dia de sol forte e tempo firme.

No interior da Região, a umidade relativa do ar vai chegar a níveis abaixo de 30%, nas horas mais quentes do dia, e chegar a níveis abaixo de 20% no oeste da Bahia e sul do Maranhão e do Piauí. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade no ar fique acima de 60% para são ser prejudicial a saúde humana.

Muita chuva em Recife na manhã do dia 2 de setembro

Instabilidades, que se intensificaram sobre o mar, avançaram sobre o litoral de Pernambuco na segunda-feira, 2 de setembro, e causaram chuva volumosa principalmente sobre a Região de Recife. Algumas áreas da capital chegaram a ficar alagadas. Em doze horas, foram acumulados 52mm de chuva, segundo dados da estação RECIFE-APAC, do CEMADEN.  Esta chuva começou ainda na madrugada e ganhou força entre o começo e o meio da manhã na capital.

A média histórica de chuva acumulada para o mês de setembro, em Recife, é de 100,2mm. Ou seja, nesta capital, já choveu mais da metade da média climatológica do mês de setembro.

COMPARTILHAR